sexta-feira, 15 de junho de 2007

Datas a comemorar em Junho

2007 é o Ano Internacional da Heliofísica e o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos. Em quase todos os dias de todos os anos há uma data digna de recordar dentro e fora da nossa nação.

A cada novo mês procurarei dar dicas e informações sobre datas especiais que celebram dias religiosos, municipais, nacionais e internacionais.

Para o mês de Junho temos:

  • 1- Dia Nacional do Sobreiro e da Cortiça; Dia Mundial da Criança

  • 2- Dia da União Europeia

  • 4- Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão

  • 5- Dia Mundial do Ambiente

  • 8- Dia Mundial dos Oceanos

  • 10- Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades

  • 13- Dia Municipal de Lisboa; Dia de Sto. António

  • 14- Dia Mundial do Dador de Sangue

  • 16- Dia Internacional de Solidariedade do Povo Oprimido da África do Sul

  • 17- Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação

  • 18- Dia do Médico

  • 20- Dia Mundial dos Refugiados

  • 21- Dia das Energias Renováveis; Dia do Relógio de Sol; Dia Mundial do Yoga; Dia Mundial da Hidrografia

  • 22- Dia Nacional da Luta Contra a Dor

  • 23- Dia das Nações Unidas para o Serviço Público; Dia Olímpico

  • 24- Dia Municipal do Porto; Dia de S. João; Dia Mundial da Osteoporose; Dia Mundial dos Discos Voadores

  • 26- Dia Nacional do Multimédia; Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas; Dia Internacional de Apoio às Vitimas de Tortura

  • 27- Dia do Guarda Prisional; Dia Mundial do Diabético

  • 29- Dia de S. Pedro e S. Paulo

  • 30- Dia do Enfermeiro; Dia Mundial da Arquitectura


    Não comemore somente estes dias, mas sim todos, porque foi mais um dia que viveu...
  • quarta-feira, 13 de junho de 2007

    Aprenda a Avaliar a Frescura dos Ovos

    Se tiver ovos em casa e quiser saber se realmente são frescos sem ter de os partir, comece por introduzi-los num copo alto com água. Se for ao fundo é fresco, mas se ficar a boiar, é sinal que já não deve ser consumido, e se ficar a meio do copo já tem alguns dias mas ainda o pode comer.


    Os ovos têm uma espécie de bolsa com ar, e as suas cascas têm poros que deixam circular ar e permitem a saída de água do interior do ovo.
    À medida que essa água vai evaporando entra mais ar para ocupar o local antes preenchido por ela. Como o ar pesa menos do que a água, o ovo vai ficando mais leve. Se o ovo for fresco a bolsa de ar é pequena, e o ovo torna-se pesado e afunda. Quanto mais velho for, maior será a sua bolsa de ar, tornando-o mais leve e menos denso que a água contida no copo, e por isso vem à superfície.

    Um outro método geralmente utilizado passa pela colocação do ovo onde incida uma luz de modo a poder a observar a câmara de ar situada na parte mais arredondada do ovo. Quanto maior for essa câmara menos fresco será o ovo.

    Mas se por acaso se esquecer que queria testar o ovo e até já o rachou parcialmente para fritar, pode optar por não derramar directamente na frigideira, será melhor comprovar a sua frescura previamente num pratinho. Se vir que a gema está bem no meio e tiver uma clara bem espessa é porque o ovo é fresco, mas se a gema estiver espalhada e a clara aguada é porque já não é fresco.

    Não esqueça que o ovo é um alimento completo, mas que quando consumido em excesso pode prejudicar os níveis de colesterol nocivo.

    segunda-feira, 11 de junho de 2007

    Truques vários para eliminar o cheiro a alho e conselhos sobre o seu consumo

    Após preparar uma refeição, sente que aquele desagradável odor a alho não desaparece por muito que lave as mãos, saiba que há múltiplas soluções para eliminar esse cheiro. Esse forte aroma deve-se à presença da alicina que é um óleo volátil sulfuroso.


  • Jamais esfregue as suas mãos. Coloque-as sob água corrente durante uns minutos, que o cheiro vai desaparecendo.

  • Nos restaurantes é costume ter um pratinho com um limão ou água com limão. Basta que aí passe as suas mãos, e depois lave com sabonete sólido ou líquido, que em minutos o cheiro sumirá.

  • Coloque as mãos debaixo de água corrente fria, esfregando uma colher de aço inox, usando-a como se fosse um sabonete.

  • Esfregue um pouco de pó de café nas mãos e lave de seguida. O cheiro de alho sai, fica é o agradável cheiro café fica.

  • Pode também optar por depois de descascar os alhos, passar sal grosso pelas mãos ainda secas, e de seguida lavar estas normalmente.

  • Outro truque, consiste em passar as suas mãos por polpa de batata ralada e em seguida passá-las por água corrente.

  • Pode optar por eliminar o cheiro a alho, usando uns pezinhos de salsa esmagados, por onde passará as mãos, e depois bastará lavá-las normalmente.


    Agora atente para os conselhos descritos abaixo, que apontam para a moderação no consumo de alhos.




    Use este ingrediente sem cometer excessos, pois tem efeitos terapêuticos, mas se consumido em doses elevadas acarreta malefícios.
    O alho possui propriedades terapêuticas, tais como anti-inflamatória, diurética,anti-séptica, combate bactérias e vírus, favorece a circulação sanguínea e diminui o colesterol LDL, sendo ideal contra a hipertensão arterial, tuberculose, diabetes, difteria, etc.
    Quando consumido desmesuradamente, pode causar cefaléia, gastralgia, vómito e cólica intestinal. Nas grávidas pode provocar distúrbios e cólicas intestinais no bebé. Emcontra-se também contra-indicado para hipotensos.


    Para terminar, ria :-) com uma anedota alusiva a alhos:

    -Porque é que os alentejanos semeiam alhos nas bermas da estrada?
    -Porque dizem que o alho faz bem à circulação!
  • Vinho branco é um óptimo tira-nódoas!


    Se após um belo repasto, reparou que os convivas da festa entornaram vinho tinto na sua toalha predilecta, não deixe que isso lhe estrague o resto do dia.
    Fique sabendo que o vinho branco funciona na perfeição para extrair as nódoas de vinho tinto, porém o contrário já não se verifica.
    Há também quem recorra ao uso de sumo de limão ou de água oxigenada para eliminar nódoas de vinho tinto.
    A opção é sua. Eu só lhe dou sugestões, e você pode dar outras a mim e aos restantes blogoleitores. Todos ficam a ganhar.

    É costume dizer que verter vinho dá alegria, então deixe a alegria entrar.
    Mas se você não quiser entornar nem uma só gota opte pelo uso do acessório drop-stop, e assim é quase certo que nem uma gota cairá na sua toalha.

    Beba com moderação, fazendo de cada festa uma agradável recordação!

    domingo, 10 de junho de 2007

    Como prolongar a vida das suas flores e plantas

    Todas as flores requerem atenções específicas, em termos de luminosidade, rega e adubagem. Não exponha flores frescas ao ar condicionado porque as desidrata.
    Dada a sua sensibilidade a micro-organismos, os seus recipientes terão de estar sempre muito limpos, o que ajudará também na manutenção do seu perfume e beleza.

    As flores de vaso necessitam de um espaço arejado, fresco e claro, contudo sem sol e vento directos. Mexa na terra diariamente para a manter húmida, mas sem estar encharcada, pois água a mais pode apodrecer raízes e caule. Nunca pulverize as flores quando as for regar. Antes de adubá-las mensalmente, confirme em lojas especializadas e leia os rótulos afim de confirmar se utiliza o adubo adequado.

    Para extender a durabilidade de um ramo de flores frescas que receba, faça diariamente um pequeno corte diagonal nos caules das flores (possibilitando uma maior absorção de água)estando estes submersos, coloque-as num receptáculo onde os possa submergir até 5 cm e mude a água diariamente. Vá retirando as pétalas velhas que vão tombando que dada a sua acelerada decomposição podem contaminar a água e diminuir a longevidade das flores aí contidas.

    Se lhe oferecerem um arranjo floral, não terá de o colocar de imediato num jarrão com água. Se o arranjo estiver preso numa espuma floral, basta ir regando a mesma várias vezes ao dia. Se o arranjo contiver rosas, hortências ou verdes, deverá ir borrifando com água. Tudo o resto fica ao seu critério e imaginação.


    Conserve com explendor a beleza de uma flor!

    Saiba que flores e plantas oferecer, quando e a quem

    Cada flor ou planta contém em si para além do seu significado na flora, um outro que poderá transmitir por si, significado esse que também varia consoante a coloração. Cada uma tem um simbolismo e perfume especiais, que se traduz numa espécie de linguagem própria.
    As flores falam por si! Prestam-se a uma comunicação simbólica. Elas transformam qualquer dia numa data especial, dão alegria e expressão até a um casebre taciturno, fortalecem relações sociais, promovem a paz, melhoram o estado de humor, servem para agradecer, pedir desculpas ou demonstrar condolências.
    Aconselho que antes da compra de uma flor ou planta, investigue um pouco mais, pois como são veículos das nossas mensagens, e têm significados tão diversos, ninguém quererá transmitir um recado erróneo a outrem. Ao escolher flores para si ou para alguém, o sentido destas significa o seu sentimento.
    Ao oferecer-se flores ou plantas a alguém, a primeira mensagem é a da importância que o receptor tem para quem as deu, mas depois elas terão o papel importante de especificar o porquê da nossa oferta.

    Deixo-lhe aqui uma resenha de alguns significados generalizados entre os povos, mas tão específicos de cada planta ou flor. Simultaneamente poderá extrair daqui algumas dicas para uma selecção da oferta mais adequada ao que pretende transmitir, a quem e em que ocasião. Através das flores e plantas,expresse de modo adequado os seus sentimentos.

    Se combinarmos cores, as flores poderão assumir novas representações. Por exemplo um arranjo de flores vermelhas e flores brancas serão sinónimo de harmonia e união. Uma miscelânea de rosas vermelhas e amarelas servem para felicitar.
    Quanto às tonalidades, as mais claras expressam solidariedade e amizade.
    Se se decidir por rosas, saiba que com elas poderá haver mais comunicação, isto porque se se retirar as folhas e espinhos significará que não há nada a temer, se alguém lhe tocar com os lábios é como lhe dissesse "sim", mas se lhe retirarem uma pétala será o mesmo que responder um "não" rotundo.
    Oferecer uma só rosa traduz simplicidade.


    Eis alguns significados de flores por cores:

  • brancas: exprimem inocência, paz, calma, harmonia, infância
  • amarelas: irradiam sentido de luz, riso, prazer, adolescência, egoísmo
  • alaranjadas: simbolizam festa, prazer, aurora
  • azuis: transmitem confiança,amizade, harmonia, afecto, fidelidade
  • vermelhas: flores românticas sinónimo de emoção, paixão, acção, agressividade
  • verdes: cor de esperança que transmite juventude, descanso, natureza, equilíbrio
  • cor-de-rosa: bondade, ternura, ingenuidade
  • violetas: calma, dignidade, aristocracia,agressão, engano
  • cinzentas: desânimo, aborrecimento, velhice, passado, indeterminação


    Aprenda aqui a linguagem específica de algumas flores e plantas:

  • abeto: fortuna
  • acácia: amizade, elegância
  • aloé: dor
  • amaranto: amor platónico duradouro
  • ambrósia: amor correspondido
  • ameixoeira: fidelidade
  • amendoeira: alegria, indiscrição
  • amor-perfeito: pensamentos
  • anémona: perseverança
  • azálea: romance, fragilidade
  • begónia: inocência, cordialidade, amor leal
  • cacaueiro: prosperidade
  • cacto: calor
  • calêndula: aflição, inquietude
  • camélia: beleza perfeita, formosura
  • cardo: carácter intratável
  • cardo lanudo: divórcio
  • castanheiro: bravura, valentia
  • cedro: resistência
  • cíclamen: desconfiança, ciúmes, timidez, resignação
  • cravina: ligeireza
  • cravo branco: inocência, amor ardente, talento
  • cravo amarelo: desprezo, exigências, dificuldades
  • cravo rosado: preferência, recordação
  • cravo vermelho: energia, amor vivo e puro
  • cravo matizado: rejeição
  • crisântemo branco: sinceridade
  • crisântemo amarelo: desdém, amor frágil
  • crisântemo vermelho: amor
  • dália: crescimento
  • dedaleira: falsidade
  • gerânio cor-de-rosa: preferência
  • gerânio vermelho: consolo
  • gerbéra: energia, vida, alegria, amor nobre, simplicidade
  • girassol: altivez, imponência, alegria, glória, dignidade
  • hortênsia: energia, glória, indiferença
  • jacinto: profunda tristeza
  • jasmim branco: amabilidade
  • jasmim amarelo: bondade, elegância, felicidade
  • lavanda: desconfiança
  • lírio: pureza, nobreza, protecção, casamento
  • madressilva: delicadeza
  • margarida: inocência, virgindade, amor leal
  • mimosa: sensibilidade
  • miosótis: amor verdadeiro, fidelidade
  • narciso: vaidade exacerbada
  • nenúfar: pureza de coração
  • orquídea: pureza espiritual, beleza feminina, perfeição,luxúria, amor misterioso
  • papoila: extravagância
  • prímula: juventude
  • rosa branca: paz, pureza, amor espiritual,reverência, inocência, segredo
  • rosa amarela: alegria, liberdade, saúde, sucesso, infedilidade
  • rosa cor de champanhe: admiração, simpatia, recordação
  • rosa alaranjada: encanto, entusiasmo
  • rosa cor-de-rosa: gratidão, amizade, carinho
  • rosa vermelha: admiração, adoração, amor ardente, desejo, paixão
  • tulipa vermelha: amor, beleza
  • tulipa amarela: amor não correspondido
  • violeta: modéstia, fidelidade


    Se alguém lhe oferecer flores, dê-lhe o jardim do seu coração!