sábado, 21 de julho de 2007

A linguagem da cauda do seu cão!

Perante o abanar do rabo do cão toda a gente costuma pensar que o bichano está feliz. No entanto, e de acordo com um artigo sobre um estudo do o amigo canino balança o rabo, é porque ele está feliz. Mas um estudo sobre essa movimentação ritmada da cauda revela muito mais , defende o biólogo Giogio Vallortigara, da Universidade de Trieste, num artigo publicado na revista Current Biology. De acordo com este italiano, se o rabo vira para a direita, é porque o cão se quer aproximar amistosamente de alguém, e para a esquerda, evidencia receio perante de um sinal de perigo.

A sua pesquisa provou que os hemisférios cerebrais direito e esquerdo dividem o controle de diferentes emoções, o que no caso do cão ditará a direcção do seu abanar de cauda.
Cientistastas italianos sugeitaram 30 cães a diferentes situações, perante alguém que lhe era familiar, perante um desconhecido, e na presença de um gato, e ainda na perante um cão maior que eles. Aí aperceberam-se que a cauda acompanhava o tipo de emoção de cada animal perante as diferentes situações, a cauda mudava a direcção do abano consoante a emoção experenciada.

Aperceberam-se que se o animal ficásse sózinho ou acompanhado por outro canídeo pouco amigável, ele abanava tendencionalmente o rabo para a esquerda, repetindo-se a mesma reacção em todas as situações de medo. Por outro lado, balançava o rabo para a direita quando estava junto de alguém que conhecesse e gostasse. Perante um felino doméstico ou uma pessoa desconhecida, o movimento era pouco significativo, talvez porque com eles o cão prefira que nem o topem.


Outras formas de comunicação canina para melhor entender o que o seu cão lhe quer dizer:

  • Gane - como atitude de submissão, cumprimento, chamando a atenção, ou quando sente medo se tiver que se defender
  • Grunhe - para o saudar, e dar-lhe a entender que está contente
  • Late - em defesa, ou para bricar, cumprimentar, ou buscando atenção, mas também pode ser para avisar da presença de intrusos, e na caça serve para guiar o caçador
  • Rosna - para brincar, mas também se defender, e como sinal de ameaça
  • Uiva - é a menos definida das suas formas de expressão, e nem todos uivam. Alguns especialistas defendem que fazem-no para que as pessoas e outros cães interajam com eles. Mas também uivam perante sons demasiado agudos de música, ou quando olha para o céu de noite. Há outros que uivam como expressão de tristeza por estarem sozinhos em casa ou privados de um parceiro.

    Vá dar um passeio com o seu cão, ambos ficarão mais felizes e na certa ele agredecer-lhe-á com um abanar de cauda para a direita.

    E se ele for como alguns donos, que não distinguem a esquerda da direita? ;-)



  • Nenhum comentário: