sábado, 21 de julho de 2007

A linguagem da cauda do seu cão!

Perante o abanar do rabo do cão toda a gente costuma pensar que o bichano está feliz. No entanto, e de acordo com um artigo sobre um estudo do o amigo canino balança o rabo, é porque ele está feliz. Mas um estudo sobre essa movimentação ritmada da cauda revela muito mais , defende o biólogo Giogio Vallortigara, da Universidade de Trieste, num artigo publicado na revista Current Biology. De acordo com este italiano, se o rabo vira para a direita, é porque o cão se quer aproximar amistosamente de alguém, e para a esquerda, evidencia receio perante de um sinal de perigo.

A sua pesquisa provou que os hemisférios cerebrais direito e esquerdo dividem o controle de diferentes emoções, o que no caso do cão ditará a direcção do seu abanar de cauda.
Cientistastas italianos sugeitaram 30 cães a diferentes situações, perante alguém que lhe era familiar, perante um desconhecido, e na presença de um gato, e ainda na perante um cão maior que eles. Aí aperceberam-se que a cauda acompanhava o tipo de emoção de cada animal perante as diferentes situações, a cauda mudava a direcção do abano consoante a emoção experenciada.

Aperceberam-se que se o animal ficásse sózinho ou acompanhado por outro canídeo pouco amigável, ele abanava tendencionalmente o rabo para a esquerda, repetindo-se a mesma reacção em todas as situações de medo. Por outro lado, balançava o rabo para a direita quando estava junto de alguém que conhecesse e gostasse. Perante um felino doméstico ou uma pessoa desconhecida, o movimento era pouco significativo, talvez porque com eles o cão prefira que nem o topem.


Outras formas de comunicação canina para melhor entender o que o seu cão lhe quer dizer:

  • Gane - como atitude de submissão, cumprimento, chamando a atenção, ou quando sente medo se tiver que se defender
  • Grunhe - para o saudar, e dar-lhe a entender que está contente
  • Late - em defesa, ou para bricar, cumprimentar, ou buscando atenção, mas também pode ser para avisar da presença de intrusos, e na caça serve para guiar o caçador
  • Rosna - para brincar, mas também se defender, e como sinal de ameaça
  • Uiva - é a menos definida das suas formas de expressão, e nem todos uivam. Alguns especialistas defendem que fazem-no para que as pessoas e outros cães interajam com eles. Mas também uivam perante sons demasiado agudos de música, ou quando olha para o céu de noite. Há outros que uivam como expressão de tristeza por estarem sozinhos em casa ou privados de um parceiro.

    Vá dar um passeio com o seu cão, ambos ficarão mais felizes e na certa ele agredecer-lhe-á com um abanar de cauda para a direita.

    E se ele for como alguns donos, que não distinguem a esquerda da direita? ;-)



  • domingo, 15 de julho de 2007

    Como Eliminar Manchas de Cera em Tecidos


    Aprenda alguns truques para eliminar aquela gota de cera, que num jantar caiu do castiçal na sua toalha de enchoval ou nas suas calças predilectas...


    Se a cera caiu num tecido fino, coloque este entre folhas de papel absorvente e passe com o ferro morno. Os resíduos de cera serão absorvidos pelo papel.

    No caso da mancha de cera se encontrar em tecidos não tão delicados, poderá raspar cuidadosamente parte desta com as costas de uma faca. Retire gelo do congelador, e introduza num recipiente que colocará sobre a mancha, após uns minutos tente raspar mais um pouco da cera. Depois direccione o vapor dum secador de cabelo para tentar extrir o resto. Se mesmo assim ainda houver vestígios de cera, saiba que poderá recorrer ao uso de álcool etílico que deixará actuar sobre a mancha durante meia-hora, e depois só terá de escovar um pouco e lavar como habitualmente.

    P.S. Há também os mais corajosos que metem os tecidos manchados de cera dentro do congelador. Pode tentar, mas não lhe dou garantias...

    segunda-feira, 9 de julho de 2007

    Como remover manchas e rugas da sua pele


    Se quer suavizar a sua pele do rosto, de modo a conferir-lhe um aspecto mais jovem, experimente a solução que lhe dou aqui. Com esta receita poderá esbater aquelas sardas ou remover manchas que tanto incomodam.

    Vai precisar de: 1 colher de sopa de pepino (sem casca) esmagado; 1 colher de sobremesa de clara de ovo batida; 1 colher de sobremesa de água de rosas.

    Coloque a polpa de pepino numa taça de vidro e mexa com um garfo. Vá adicionando os restantes ingredientes, sem deixar de mexer.

    Bastará aplicar este creme aplicar no rosto, esperar uma hora ou um pouco mais e depois poderá retirá-lo com água morna.

    Voilà! Está de cara renovada!

    domingo, 1 de julho de 2007

    Como afastar gatos de locais impróprios...

    Apesar do gato ser um animal de companhia simpático, tem a mania de fazer de qualquer recanto o seu WC, e evidentemente isso aborrece qualquer dono.
    Não se chateie com o bichano! Eu ensino-lhe uns truques rápidos e eficientes para o manter longe dos locais impróprios para esvaziar a bexiga e intestinos.

    Para afastar um gato de um lugar onde tenha o mau hábito de fazer as suas sujidades, basta aí vaporisar algumas gotas de amoníaco.
    Também poderá misturar duas colheres de mostarda forte com dois litros de água e vaporizar aqueles locais onde pretende evitar os dejetos do seu felino doméstico.

    No caso daso das plantas, evite a aproximação dos gatos, colocando na terra um pouco de pimenta, ou pimenta misturada com manteiga no rebordo dos vasos .

    Datas a recordar em Julho

    Hoje começa o sétimo mês deste ano, e desde já desejo aos meus leitores um óptimo mês de Julho.
    Em baixo deixo-vos as datas dignas de recordação.

  • 1º sábado - Dia Internacional das Cooperativas; Dia do Antigo Estudante de Coimbra; Dia das Bibliotecas; Dia da Mulher Portuguesa; Dia Nacional da Força Aérea; Dia Nacional do Salvamento; Dia da Região e das Comunidades Madeirenses

  • 2 - Dia Mundial da Cooperação; Dia da Polícia de Segurança Pública

  • 3 - Dia Mundial do Salvamento; Dia Nacional do Vinho

  • 4 - Dia Municipal de Coimbra

  • 8 - Dia da Marinha Portuguesa

  • 11 - Dia Mundial da População

  • 13 - Dia Mundial do Agricultor; Dia da Engenharia; Dia do Emigrante

  • 16 - Dia da Família Rural

  • 20 - Dia Internacional da Amizade

  • 21 - Dia da Cavalaria

  • 23 - Dia do Alfaiate e Modista

  • 25 - Dia do Exército

  • 26 - Dia Nacional dos Avós

  • 28 - Dia Nacional da Conservação da Natureza
  • Um Benefício do Tabaco

    O tabaco é mau para os humanos, no entanto pode ser útil para as plantas se usado convenientemente.

    Por vezes as plantas são vítimas de pragas de piolhos, e no caso das roseiras estes podem ser eliminados se as pulverizar com água em que tenha dissolvido tabaco.

    Como eliminar o amarelo do tabaco nos seus dedos

    Se você costuma fumar, primeiro aconselho-o a deixar esse nefasto vício. Caso mesmo assim queira continuar a consumir tabaco, repare nos malefícios para a sua saúde e no inestético tom amarelado dos seus dentes e dos seus dedos. Para grandes males, grandes remédios. Para o primeiro tem mesmo de deixar de fumar, para o segundo pode fazer um braqueamento junto de um estomatologista, mas para eliminar o amarelado dos seus dedos eu consigo dar-lhe a solução.

    As manchas amarelas de nicotina nos seus dedos podem sair se os esfregar numa mistura de sumo de limão e água oxigenada.

    Mas é preferível que deixe é de fumar, pois aí sai tudo,fica é com mais saúde.