quarta-feira, 13 de junho de 2007

Aprenda a Avaliar a Frescura dos Ovos

Se tiver ovos em casa e quiser saber se realmente são frescos sem ter de os partir, comece por introduzi-los num copo alto com água. Se for ao fundo é fresco, mas se ficar a boiar, é sinal que já não deve ser consumido, e se ficar a meio do copo já tem alguns dias mas ainda o pode comer.


Os ovos têm uma espécie de bolsa com ar, e as suas cascas têm poros que deixam circular ar e permitem a saída de água do interior do ovo.
À medida que essa água vai evaporando entra mais ar para ocupar o local antes preenchido por ela. Como o ar pesa menos do que a água, o ovo vai ficando mais leve. Se o ovo for fresco a bolsa de ar é pequena, e o ovo torna-se pesado e afunda. Quanto mais velho for, maior será a sua bolsa de ar, tornando-o mais leve e menos denso que a água contida no copo, e por isso vem à superfície.

Um outro método geralmente utilizado passa pela colocação do ovo onde incida uma luz de modo a poder a observar a câmara de ar situada na parte mais arredondada do ovo. Quanto maior for essa câmara menos fresco será o ovo.

Mas se por acaso se esquecer que queria testar o ovo e até já o rachou parcialmente para fritar, pode optar por não derramar directamente na frigideira, será melhor comprovar a sua frescura previamente num pratinho. Se vir que a gema está bem no meio e tiver uma clara bem espessa é porque o ovo é fresco, mas se a gema estiver espalhada e a clara aguada é porque já não é fresco.

Não esqueça que o ovo é um alimento completo, mas que quando consumido em excesso pode prejudicar os níveis de colesterol nocivo.

Nenhum comentário: